Secretário Lucas Dantas faz levantamento de prejuízos nos perímetros irrigados após fortes chuvas no município de Jeremoabo

Postado por:

Facebook
WhatsApp
0d724fdc-f1d9-4016-bbdc-b1c00af7b995

O secretário de Agricultura do município de Jeremoabo, Lucas Dantas, esteve concedendo entrevista à Rádio Jeremoabo FM, neste quinta-feira (11), após mapeamento das áreas produtivas dos perímetros irrigados, em detrimento aos enormes prejuízos causados pelas fortes chuvas deste último final de semana.

Começando pelo Canché, as áreas alagadas que foram monitoradas, após o sangramento da barragem de Corocó, bem como o Riacho dos Angicos e o Riacho das Amburanas, afetou de forma direta mais de 2500 (dois mil e quinhentos) produtores  familiar que dependem da atividade de hortifruti, chegando a média de 5000 (cinco mil), ao todo.

O secretário destacou que as áreas atingidas, vão desde  o Canché, Cabeça do Boi, Àgua Branca, até chegando em Jeremoabo. “ Só na parte de fruticultura foram mais 300 hectares de banana, 10 hectares de mamão, 10 de manga, maracujá, foram mais de 5 hectares, somando aos outros números, chegamos a uma estimativa de mais de 360 hectares em prejuízos. Na área de hortaliças o número chega a 1295,   pastagem uma médias 500 hectares. Fruticultura, olericultura, e pastagem chaga uma médias 2155 hectares. Muitos produtores perderam também seus kits de placas solares, algumas levadas pelas chuvas e outras foram danificadas com o volume de água”, pontuou o secretário.

As percas de animais são enormes nestas aéreas afetadas, atingindo também os produtores de leite, a produção está estagnada devido as péssimas condições de trafegabilidade das estradas vicinais. O prejuízo em Jeremoabo chega a mais de 100 milhões de  reais.

O secretário falou da preocupação do prefeito Deri do Paloma com estes produtores, na medida que o município vai fazer o possível no sentido de buscar soluções e alternativas, que possam dar a devida assistência para esses produtores que irão  necessitar de toda ajuda possível para retomarem suas produtividades.

Veja a entrevista do secretário no vídeo abaixo.

Deixe seu comentário