Povo indígena Pankararu de Jatobá-PE se sente “abandonado” pela gestão do prefeito Rogério Ferreira; saúde é um caos

Postado por:

Facebook
WhatsApp
76a4a6f7-850e-4b71-bd6f-cff86575ee91

A reportagem do Site Manoel Alves esteve neste final de semana acompanhando uma série de denúncias nas comunidades indígenas na cidade de Jatobá     -PE. Na oportunidade entrevistamos o ex-vereador e agente de saúde há mais de 20 anos no município, Ronaldo de Valdenor, que relatou o verdadeiro “abandono” da gestão do prefeito Rogério Ferreira, na comunidade Bem Querer de Baixo, da  Aldeia  Pankararu.

O ex-vereador destacou que o prédio da UBSI – Unidade Básica de Saúde Indígena, está desativado desde novembro do ano passado, quando foi reformado, porém, uma ventania acabou destruindo a cobertura do prédio, após esse ocorrido, a gestão não deu continuidade à entrega da unidade de saúde. “Aqui temos mais de 120 famílias, que sem a entrega da UBSI, tem que se deslocar para o posto de Camaratu, para Itaparica, tem que pegar carro para ir para outras localidades mais distantes, quando temos um prédio em boas condições para ser utilizado, foi reformado, mas a gestão acabou desativando”, relata Ronaldo.

A unidade poderia oferecer  uma variedade de serviços de saúde, incluindo consultas médicas, exames básicos, imunizações, pré-natal, planejamento familiar, acompanhamento de doenças crônicas, atendimento odontológico, atendimento do idoso, entre outros. “A nossa área indígena está abandonada por essa gestão, temos postos de saúde desativados e outros em situação precária, necessitando de reforma. É uma verdadeira falta de compromisso como nosso povo”, disse Ronaldo

Veja a reportagem completa no vídeo abaixo

Deixe seu comentário