Prefeitura de Glória, realiza 2ª Etapa da IV Conferência Municipal de Educação Extraordinária COMED 2023

Postado por:

Facebook
WhatsApp
edd6e196-702e-4494-b63b-22ad8c0bab6b

A Prefeitura Municipal de Glória (BA), através da Secretaria de Educação, promoverá nesta terça-feira, 17 de outubro, no Centro Diocesano, das 7h as 12h30, a 2ª Etapa da IV Conferência Municipal de Educação Extraordinária 2023, com Palestra de Ailton Barbosa, Secretário de Educação de Abaré, que abordará o Tema: “Plano Nacional de Educação (2024-2034): Política de Estado para a Garantia da Educação como Direito Humano, com Justiça Social e Desenvolvimento Socioambiental Sustentável”. A 1ª etapa foi realizada no dia 10 de outubro, no Colégio CEAF, das 07h30 as13h.

Essa Conferência, tem como objetivo principal debater o documento – Referência da Conferência Nacional de Educação Extraordinária 2024(CONAEE 2024), e a partir desse momento formular propostas para encaminhá-las para o nível estadual que acontecerá em Salvador. Esse é um momento grandioso, democrático e participativo, e que as propostas implicarão no Plano Municipal de Educação e que estejam de acordo com a realidade do município.

O debate acerca do novo PNE, mobilizado pelo governo, contando com a participação dos profissionais da educação, sindicatos, estudantes e comunidades escolares, é de suma importância, pois as contribuições oriundas no contexto da prática dos entes federados e da atuação de quem vive a educação cotidianamente são essenciais para a elaboração de um diagnóstico da realidade, do planejamento de metas e estratégias condizentes com as reais necessidades e princípios já previstos na Constituição Federal de 1988 e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

“A materialização do novo PNE poderá ser possível se estiver contemplando os anseios da sociedade em defesa da educação pública, gratuita e laica; e se houver mobilização e participação social desde o processo de elaboração até os processos de acompanhamento e avaliação da política educacional”, avalia a Secretária de Educação, Deusângela Bacelar.
Educação de qualidade é feita com a participação, compromisso e envolvimento de todos, sendo esse um dos princípios norteadores da Secretaria Municipal de Educação e da Gestão do Prefeito, David Cavalcanti.

É muito importante a participação de representantes de seguimentos educacionais e setores sociais para eleição dos delegados que irão representar o município na Conferência Estadual de Educação – COEED 2023, rumo a CONAE 2024.

Com informações da ASCOM-Glória

Deixe seu comentário