Alunos de medicina da Univasf iniciam internato nas unidades de saúde do município de Paulo Afonso

Postado por:

Facebook
WhatsApp
thumbnail_ALUNOS UNIVASF 01

Fortalecendo a saúde e trazendo um novo cenário para o município, os alunos do curso de medicina da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) iniciaram nesta segunda-feira (12), a aula inaugural do estágio de internato nas unidades de saúde do município.

A ação faz parte de um convênio entre a Prefeitura e a Univasf e o primeiro local a receber os estudantes foi o Hospital Nair Alves de Souza (HNAS). A turma, composta por 27 futuros médicos, foi recebida e acolhida pelo secretário de Saúde, Adonel Júnior e equipe do HNAS para boas-vindas.

Durante o encontro, os estudantes receberam orientações para compreenderem a rotina do hospital, normas, procedimentos clínicos e estrutura organizacional das unidades que atuarão. As orientações foram conduzidas e acompanhadas pela professora Cyntia Cisneiro, que é supervisora da obstetrícia e ginecologia do curso de medicina.

Para o secretário Adonel Júnior, esse momento já era aguardado e traz para o munícipio uma entrada de esperança na área da saúde. “O estágio de internato faz parte do convênio da Prefeitura com a Univasf e traz um novo olhar para a saúde municipal. Esses 27 alunos vão desempenhar suas atividades tanto no HNAS, no CAPS, nas UBS’s e no Hospital Municipal de Paulo Afonso”, frisou.

O internato corresponde ao estágio curricular obrigatório sob supervisão direta de docentes da Univasf na rede de saúde pública, e que serve de aprimoramento técnico e prático do conhecimento adquirido durante o curso de medicina.

Durante o acolhimento aos estudantes, a médica Cíntia falou da expectativa que o internato vai contribuir para o fortalecimento da saúde pública no município, além de beneficiar a população com os atendimentos dos médicos professores da Universidade. “O convênio com a Prefeitura possibilitou a realização do internato e hoje estamos dando início as atividades com essa terceira turma do curso”, explica. Ela ressalta que os estudantes vão atuar na área cirúrgica, enfermaria, sala de parto, neotologia, pediatria e outros setores.

“Esse é o momento de muita expectativa de poder estar junto com a instituição acadêmica em ajudar a rede de saúde pauloafonsina e de colocar em prática todo os anos de estudo”, diz o futuro médico, Guilherme Barbosa, 24 anos. A estudante da região Sul do país, Ariane Bruínsma, 24 anos, falou do benefício que a atuação prática vai contribuir nesse momento de enfrentamento a pandemia. “Agradeço a cidade pelo acolhimento nesses quase cinco anos de estadia. Acredito que o nosso conhecimento vai contribuir bastante nesse cenário da Covid-19”, disse.

Com Informações da ASCOM-PMPA

Deixe seu comentário