Prefeituras da região devem ficar atentas com as vantagens do paver sobre outros tipos de pavimentação

Postado por:

Facebook
WhatsApp
Imagem5

Sempre associado à aplicação de asfaltar ruas, avenidas e estradas, a pavimentação não se restringe a isso. Pavimentar significa aplicar acabamento a um piso com finalidade de tornar mais seguro o fluxo de veículos e de pedestres. A pavimentação pode ainda conter aspectos de acessibilidade e estéticos.

Existem vários tipos de pavimentação e o paver é um deles. Neste artigo você terá a oportunidade de conhecer as características do paver e suas vantagens sobre os demais tipos de pisos de pavimentação.

O município de Paulo Afonso saiu na frente e é o pioneiro na produção do material, que poderá atender toda região. A equipe da JMC Premoldados explica que O piso paver intertravado consiste em blocos de concreto que substitui os antigos paralelepípedos. O paver pode ser instalado em vias de tráfego de veículos pesados, estacionamento de veículos de passeio, acessos a prédios, condomínios residenciais, praças e ciclovias. Nas calçadas, o piso paver pode ter faixas de piso tátil para deficientes visuais e também ser instalado para atender projetos arquitetônicos.

Existem três tipos de pavimentação em vias urbanas: os pavimentos rígidos, pavimentos semi rígidos e pavimentos flexíveis. Todos exigem projetos que levam em consideração as particularidades do solo, manutenção e sustentabilidade. Veja quais as diferenças entre esse tipos de pavimentação urbana:

  • Pavimentação rígida: bastante utilizado no Brasil, o pavimento rígido consiste em placas de concreto empregadas em vias com corredores de ônibus, por exemplo. Esse pavimento suporta o fluxo podendo apresentar poucos e até mesmo nenhum dano quando bem instalado. A pavimentação rígida é a mais cara e apresenta a desvantagem de não poder fazer a substituição de uma única peça. Se uma placa tiver problemas é necessário trocar todo o pavimento;
  • Pavimentação semi rígida: consiste em uma base de cimento com uma camada de asfalto. A pavimentação semi rígida suporta o peso de vias exclusivas para ônibus, mas precisa ser combinada com a pavimentação rígida para aumentar a vida útil. Ainda assim, este tipo de pavimentação urbana vem sendo muito usada na construção de corredores de ônibus porque a instalação e manutenção é mais barata;
  • Pavimentação flexível: a pavimentação flexível é a união de bases granulares e asfalto. Pode ser usado em vias com diferentes níveis de tráfego, baixo custo de instalação e manutenção, permite manutenção localizada, tem durabilidade de até 10 anos quando instalado corretamente e submetido a manutenções, além de ser reciclável. O paver intertravado que são blocos de concreto é um tipo de pavimentação flexível.

Entenda o que é e tipos de piso intertravado

O bloco do piso paver é vendido em dois tamanhos. O de 6 centímetros pesa 2,8 kg, tem resistência de 35 MPa e seu emprego é em residências, calçadas, estacionamento de veículos de passeio, ciclovias e acesso a prédios. Já o bloco de 8 centímetros pesa 3,2 kg, tem resistência de 50 MPa e sua utilização é voltada para os locais de tráfego de veículos intensos.

A fabricação é regida pela NBR 9781 de 07/02/2013. A norma estabelece que a produção dos blocos paver deve ser com cimento Portland, agregados, aditivos e pigmentos (para fabricar paver colorido) e água. A NBR 9781 determina também os formatos dos blocos intertravados de concreto podem ser de hexágono, trapézio e triedros, cujo peso seja maior que 4 kg.

Quais são os tipos de piso paver?

  • Piso intertravado retangular: versátil, o paver retangular é um pavimento semi rígido que pode ser usado em vias públicas, indústrias, estacionamentos, playgrounds, acesso a piscinas e quintais. Fácil instalação e manutenção, além de apresentar acessibilidade para cadeirantes;
  • Piso intertravado tátil de alerta: esse tipo de paver tem blocos de formato retangular e faixas com relevo que orientam deficientes visuais, alertando-os para desníveis, obstáculos e mudanças de direção do piso. Deve ser instalado no começo e no final de escadas fixas, escadas rolantes, esteiras e rampas;
  • Piso intertravado raquete: o uso do paver intertravado raquete é apenas jardins, praças, calçadas e garagens de condomínios. É um tipo de piso paver bastante usado por arquitetos e paisagistas;
  • Piso intertravado pisograma: os blocos do piso intertravado do tipo pisograma são vazados nos formatos de retângulo, quadrado, losango, colméia, jogo da velha, dominó, mosaico e pastilha. O piso intertravado pisograma fica ótimo em jardins internos;
  • Piso intertravado 16 faces: de formato retangular e laterais onduladas, o paver 16 faces tem acabamento liso e pode ser usado em áreas de tráfego de pedestres e veículos leves, médios e pesados, indústrias, aeroportos, jardins, praças e condomínios residenciais;
  • Piso intertravado sextavado: tem formato de hexágono e sua utilização é indicada em áreas de fluxo leve, médio e intenso de veículos, podendo ser instalado em ruas e avenidas, garagens, pátios de manobras, pátios de indústrias e também nas calçadas de condomínios residenciais.

Instalação de piso paver intertravado

Para instalar paver é preciso nivelar o solo e nesse processo pode haver a necessidade de cortes e aterros. Feito isso, o assentamento ocorre sobre uma camada de 4 a 8 centímetros de areia. A união de cada bloco do paver dispensa uso de argamassa colante ou qualquer outro material com característica colante, o travamento é feito por encaixe das peças. Para que a instalação seja perfeita os blocos do paver devem ser paralelos.

O paver é melhor em relação aos demais pisos de pavimentação?

Sim! E a gente explica para você quais são as 5 vantagens do piso intertravado paver:

  • Durabilidade e facilidade de manutenção

Se instalado corretamente e submetido a manutenções periódicas, a durabilidade do piso paver é de 5 a 10 anos. Além do mais, a manutenção também é mais barata e simples, porque é possível realizar manutenções localizadas, ou seja, se um bloco apresentar problemas dá para trocar somente a peça danificada.

  • Opções de formatos

A escolha de um piso também deve levar em consideração a estética. E se você não abre mão do estilo, o paver apresenta um interessante portfólio de formatos. Um dos layouts mais indicados para efeito decorativo é o mosaico. Neste caso é preciso ter a consultoria de um especialista para fazer o desenho, a combinação das cores e para orientar na compra dos blocos coloridos.

  • É impermeável

Isso faz com que o piso paver não acumule água da chuva e não comprometa a resistência dos blocos. A impermeabilidade desse tipo de piso ajuda também a evitar problema de enchente nas grandes cidades.

  • Tem acessibilidade

Antiderrapante, o paver intertravado garante a segurança de cadeirantes. O piso pode ainda receber sinais de orientação para deficientes visuais trafegarem tendo noção de onde estão pisando e desviarem de obstáculos.

  • É sustentável

A sustentabilidade também é marca registrada e grande benefício do piso de concreto intertravado. As peças que forem removidas são encaminhadas para reciclagem e usadas na produção de novos blocos de concreto.

Deixe seu comentário