O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, afirmou nesta quinta-feira (1º) que a economia brasileira vive um “mau momento” com a alta dos juros e destacou o consignado CLT como uma das soluções para que os trabalhadores tenham acesso a crédito barato.
Segundo ele, o empréstimo já liberou cerca de R$ 10 bilhões aos profissionais que fizeram o pedido, chamado por ele de “um direito do trabalhador”. “A gente precisa conduzir a economia para o fim dos juros”, disse durante ato do Dia do Trabalho na zona norte de São Paulo.
Marinho pediu ainda mobilização dos trabalhadores para a redução da jornada de trabalho, o fim da escala 6×1 e que as convenções coletivas de trabalho tenham cláusula exigindo salário igual para homens e mulheres na mesma função.
Fez um apelo ainda aos empresários para que aumentem os salários dos funcionários, que considerou baixo, disse que é preciso pressionar o Congresso para aprovar a isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5.000 e afirmou aos empresários haver necessidade de olhar para os trabalhadores também como consumidores.
Com informações do Bahia Notícias//Foto: Reprodução / Agência Brasil