Planilhas mostram que não existe superfaturamento em obra de quadra poliesportiva no povoado Jurema em Adustina

Postado por:

Facebook
WhatsApp
Snapinsta.app_348329196_284432113919091_6292675172047201313_n_1080

A Prefeitura Municipal de Adustina realizou a execução da construção da quadra poliesportiva, coberta,  padrão FNDE,  com vestiário na Escola Municipal Jurema, que fica localizada no povoado Jurema, área rural do município. A obra orçada no valor de e R$ 1.627.428,65 ( um milhão seiscentos e vinte e sete mil quatrocentos e vinte e oito reais e sessenta e cinco centavos), teve início no ano de 2022  e  inaugurada em maio do corrente ano,  é resultado de um convênio celebrado entre o Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Educação do Estado e a Prefeitura.

Polêmica:  

O radialista Júnior de Santinha, da Rádio Jeremoabo FM, tem se apropriado do seu espaço terceirizado na emissora, para macular a imagem política e administrativa do prefeito Paulo Sérgio, com a disseminação de denúncias descabidas e improcedentes, sem o mínimo de ética jornalística para se ater em apurar os fatos, ao dizer que a obra tem indícios de superfaturamento

Transparência e apuração dos fatos:

Não existe sigilo de orçamento algum, todo e qualquer cidadão pode obter os dados do edital da referida obra por meio do diário oficial do município. Acompanhe aqui.

Sobre a Planilha Orçamentária, na imagem anexada estão disponíveis todos os valores. Acompanhe aqui. 

Fiscalização:

Importante destacar que a prefeitura cumpriu rigorosamente  dentro do prazo estipulado todos o critérios de obras conveniadas  de infraestrutura para educação básica. O Ministério  da Educação traz algumas orientações quanto ao  monitoramento das ações de construção pactuadas com o FNDE que  é realizado por meio do Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle do Ministério da Educação – Simec. Acompanhe aqui.

 

Nota de Esclarecimento

 

 Mesma obra padrão FNDE na cidade de  Fátima

O  município de Fátima-BA, firmou em fevereiro deste ano de 2023, um convênio  junto com o Governo do estado para a construção de uma mesma quadra coberta, com vestiário, como anexo à Escola Municipal de Lagoas , de padrão FNDE, localizada no povoado Belém de Fátima, orçada no valor R$ 1.918.256, 81 ( Um milhão novecentos e dezoito mil duzentos e cinquenta e seis reais e oitenta e um centavos).

Será que lá a prefeitura também superfaturou os valores da Planilha Orçamentária? É obvio que não.  A explicação está no reflexo da inflação que tem aumentado o  preço generalizado em diversas categorias de produtos e serviços. Ou seja, inflação alta significa que tudo fica mais caro.

Para que está feio!

Para quem conhece a relação de amizade ou profissional do prefeito Paulo Sérgio e o  radialista Júnior de Santinha, entende que a perseguição do comunicador é algo intrinsecamente  particular, motivados por razões extremamente política, que infelizmente descredibiliza  a produção do programa que é independente e todo o conteúdo é de responsabilidade de seus idealizadores.