Prefeito David Cavalcanti sanciona Lei que institui o Plano Municipal de Saneamento Básico do Município

Postado por:

Facebook
WhatsApp
deedd500-fafb-456e-bbdf-1067e392a36f

A Prefeitura Municipal de Glória- BA através da Secretária de Agricultura e Meio Ambiente, em comemoração ao dia Nacional em defesa do Rio São Francisco apoiou a realização da 9ª edição da campanha “Eu Viro Carranca para Defender o Velho Chico”, na sexta-feira, 3 de junho de 2022, no Balneário Cantos das Águas, na Orla de Glória e na Praça da Juventude.O objetivo da campanha, que tem como tema “O Velho Chico são muitos”, é chamar atenção para os problemas que o Rio São Francisco vem enfrentando, para a necessidade de cuidado e de revitalização. Após o café da manhã, no Balneário Cantos das Águas, aconteceu a solenidade de abertura do evento com a Banda da 1ª Companhia de Infantaria executando o Hino Nacional e o Hino da Bahia, e os alunos da Rede Municipal cantando o Hino Municipal de Glória, além do Coral da CHESF apresentado músicas relacionadas ao tema “Eu Viro Carranca para Defender o Velho Chico”, e apresentações culturais de grupos convidados. A Dança Toré foi apresentada pela Comunidade Indígena Tuxá de Rodelas/BA, e a Dança Praiá, apresentada pela Comunidade Indígena Pankararé do Brejo do Burgo de Glória/BA.

O Prefeito Municipal David Cavalcanti, membro titular no Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco – CBHSF, durante o evento sancionou a Lei que institui o Plano Municipal de Saneamento Básico do Município de Glória, que foi patrocinado pelo CBHSF e aprovado pela Câmara Municipal. “Me sinto muito feliz em termos conquistado o PMSB, o resultado de um esforço conjunto entre a COBRAPE, Agência Peixe Vivo e o Município. Agora, poderemos compartilhar com nossas equipes de trabalho esse grande marco para a nossa cidade que, a partir deste momento, terá um planejamento técnico capaz de promover a segurança hídrica, prevenir doenças, reduzir as desigualdades sociais, preservar o meio ambiente, reduzir acidentes ambientais, promover a expansão econômica e, sobretudo, preservar o nosso Velho Chico.“ Destacou o Prefeito David Cavalcanti.

Com o Plano Municipal de Saneamento Básico, realizado pelo CBHSF e executado pela COBRAPE, com apoio técnico da Agência Peixe Vivo e apoio da Prefeitura de Glória, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, o município tem agora direcionamento devidamente traçado para execução das ações necessárias.
O Prefeito David tem sido um defensor da revitalização do Rio São Francisco através de ações sustentáveis como a implantação de obras de infraestrutura hídrica, Planos Municipais de Saneamento Básico e projetos de esgotamento sanitário como também a realização de trabalhos de mobilização social, educação ambiental, simpósios e seminários. David Cavalcanti foi empossado como membro titular, no Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco – CBHSF no ano de 2021 para um mandato de quatro anos, de 2021 a 2025 e representa no CBHSF os municípios do Estado da Bahia.

Segundo o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Glória, Gilvan José Alves Lisboa, “o Município de Glória tem realizado várias ações – desde a limpeza de áreas públicas de captação de água para consumo humano, de áreas de lazer e apoio a aquicultores e agricultores, como também elaboração de projetos e aquisição de equipamentos de suporte para limpeza dos lagos, com a participação dos Governos Federal e Estadual”.
Gilvan Lisboa chama atenção que o efeito desastroso causado pela infestação de plantas aquáticas, principalmente a baronesa e a taboa, derivada da poluição dos rios, tem trazido enorme impacto negativo sobre a captação de água para consumo humano e de animais, na produção agrícola e aquícola, na pesca artesanal e no turismo. E que o prejuízo recai tanto sobre a economia privada quanto a pública.

Fazendo parte da programação do evento na Praça da Juventude, a UNEB e a Secretaria de Educação do Município, realizaram minicursos, palestra de educação ambiental, exposição de vídeos, Carrancas, mapas, fotos e banner relacionados com a história do rio São Francisco e do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco.
Dentro da programação do evento o Prefeito David Cavalcanti e todos os convidados, realizaram o peixamento no Rio São Francisco de peixes nativos, colocando no rio 20.000 alevinos (Curimatã e Piau), e o plantio e distribuição de mudas de plantas nativas adquiridas através de parceria da Prefeitura com a Chesf e o viveiro de mudas de Xingó.

Participaram da abertura da campanha “Eu Viro Carranca para Defender o Velho Chico”, no Balneário Cantos das Águas, além do Prefeito de Glória David Cavalcanti, representando os Municípios do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco – CBHSF, o presidente da Câmara Municipal de Glória Missão de Dotor a Dra. Luciana Espinheira da Costa Khoury, Promotora de Justiça Regional Ambiental de Paulo Afonso, o Vice-Prefeito de Paulo Afonso, Marcondes Francisco representando o Prefeito Luiz de Deus, o Vereador Alexandro Fabiano da Silva (Leco), representando a Câmara Municipal de Paulo Afonso, representante do CBHSF, OAB Paulo Afonso, religiosos, Vereadores de Glória, representantes do Centro Universitário do Rio São Francisco – UniRios, de Paulo Afonso, e convidados dos municípios de Paulo Afonso, Abaré, Chorrochó, Rodelas, Macururé e dos estados de Sergipe, Alagoas e Pernambuco.

Com Informações da ASCOM Glória 

Deixe seu comentário