Vereador Keko solicita uma unidade do Núcleo de Estudo e Prevenção ao Suicídio ao Governador Rui Costa para combater a depressão e o suicídio em Paulo Afonso

Postado por:

Facebook
WhatsApp
IMG_20211117_094205

No último dia (30) de setembro de 2021, o vereador Keko do Benone (AVANTE), solicitou ao governador Rui Costa através de uma indicação a instalação de uma unidade do Núcleo de Estudo e Prevenção ao Suicídio ao Governador Rui Costa para combater a depressão e o suicidio em Paulo Afonso. O vereador também solicitou um número telefônico nos CAPS, para atender pessoas com sintomas de depressão, automutilação e suicidio que não querem se identificar.

O vereador também é autor de uma indicação, que vai se transformar em um grande centro de atendimento e promoção de saúde mental para profissionais de segurança pública municipal e estadual, através de uma parceria entre o Governo do Estado da Bahia e o Prefeito Luiz de Deus.

Desde sua criação, o Serviço de Psicologia presta acompanhamento psicológico aos pacientes que tentaram o suicídio, durante a internação hospitalar, iniciando na Emergência, se estendendo às enfermarias e UTI’s, assim como após a alta, através do tratamento ambulatorial, pelo tempo necessário.

Ao longo dos anos pôde-se verificar uma taxa de reincidência muito baixa (menor que 2%) entre os pacientes que se submeteram ao tratamento, fato que gerou a necessidade da ampliação desse Serviço, visando oferecer à comunidade, um ambulatório para atender, preventivamente, pacientes com depressão grave e risco de tentarem o suicídio. E assim, em 2007 foi criado o NEPS – Núcleo de Estudo e Prevenção do Suicídio, que mantêm o acompanhamento aos pacientes que tentaram o suicídio, mas também oferece tratamento àqueles que não tentaram, mas que correm o risco de fazê-lo. É esse programa, que o vereador Keko quer trazer para Paulo Afonso.

“A necessidade de trazer o NEPS, nasceu por indicação da psicóloga Jalane, na audiência pública para combater a depressão e o suicídio de minha autoria, espero com esse programa firmar uma parceria com o Governador e começarmos a salvar vidas no município de Paulo Afonso, solicitei e vou continuar cobrando e fazendo todo o esforço necessário para tornar realidade em nosso município”. Finalizou Keko.

O vereador Keko, também agradeceu o apoio do Prefeito Luiz de Deus e do vice-prefeito Marcondes Francisco.

Por Assessoria Parlamentar

Deixe seu comentário