Sobradinho tem volume útil de 47% e água começa a ser usada para outra usina

Postado por:

Facebook
WhatsApp
Barragem_de_Sobradinho-BA

O reservatório do Sobradinho, na região do Sertão do São Francisco, registrou 47,81% de volume útil da capacidade total. O percentual é de agosto, conforme informou a Agência Nacional de Águas (ANA). No mesmo mês, o menor volume útil do Lago de Sobradinho foi registrado em 2017, durante o período da seca.

O volume útil era de 7,77%. Já o maior percentual para o oitavo mês do anos ocorreu em 2004, quando a barragem atingiu 82,16%, informou o G1. Na época do apagão, entre 2001 e 2002, o volume era de 15,05% e 30,78%, respectivamente.

A barragem gera energia para as usinas de Paulo Afonso I, II, III e IV; Apolônio Sales; Itaparica e Xingó. Ainda segundo reportagem, no último dia 30 de agosto, a vazão do lago ficou maior, passando de 1,3 mil m³/s, para atender às diretrizes do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

A Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) informou que a mudança serviu para otimizar o Sistema Interligado Nacional (SIN), além de assegurar o armazenamento do reservatório de Itaparica, na divisa da Bahia com Pernambuco, em no mínimo 30%.

No entanto, a mudança pode desestabilizar a cadeia produtiva regional. Só no município de Sobradinho, em torno de quatro mil agricultores dependem do reservatório para trabalhar. Com menor volume de água, a produção também diminui.

Autor: Bahia Notícias 

Deixe seu comentário