Coronavac e AstraZeneca têm efetividades acima de 70% e 80%

Postado por:

Facebook
WhatsApp
vacina_covid_19_belem

Um amplo estudo das vacinas contra a Covid-19 da Coronavac e da AstraZeneca no Brasil mostrou que os imunizantes têm taxas de efetividade acima de 70% e 80%, respectivamente, na prevenção contra casos graves, hospitalizações e mortes em decorrência da doença.

Para estimar a efetividade das vacinas, os pesquisadores realizaram um levantamento considerando dados de 60 milhões de brasileiros vacinados entre janeiro e junho.

O estudo foi conduzido por pesquisadores das universidades federais da Bahia (UFBA) e de Ouro Preto (UFOP), da Universidade de Brasília (UnB), da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), da London School of Hygiene & Tropical Medicine e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Os resultados foram publicados em formato preprint, ainda sem revisão por pares, na plataforma Medrxiv.

A vacina da Coronavac é produzida no Brasil pelo Instituto Butantan, de São Paulo, já a vacina da AstraZeneca é desenvolvida no país pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro.

Os estudos de efetividade são considerados de “vida real” pelos especialistas do campo da imunidade, pois refletem os resultados da vacinação na prática em grandes populações. J

á os ensaios de eficácia são aqueles conduzidos em ambientes controlados, durante o desenvolvimento das vacinas.

Com Informações da CNN

Deixe seu comentário