Vereador Keko do Benone solicita audiência pública para combater a depressão, ansiedade, automutilação e suicídio e defende criação do Conselho Municipal de Prevenção em Paulo Afonso

Postado por:

Facebook
WhatsApp
33ede6f6-9cdd-4d30-9744-cf48fe3be33a

O Vereador Keko do Benone, no último dia 27 de abril de 2021, protocolou um requerimento de convocação de audiência pública para debater e buscar colocar em prática medidas e ações que visem combater a depressão, a ansiedade, a automutilação e o suicídio no Município de Paulo Afonso ao Presidente da Câmara Pedro Macário Neto, o requerimento foi aprovado hoje 10/05/2021.

Keko do Benone, que é Presidente da Comissão de Direitos Humanos, também protocolou uma indicação endereçada ao Prefeito Luiz de Deus solicitando a criação de um Conselho Municipal Interdisciplinar para ampliar o debate e colocar em prática diversas ações para combater a depressão, a automutilação, a ansiedade e o suicídio no Município. Entre as medidas estão dar maior segurança as pontes para que não sejam utilizados para auxiliar essas práticas e a criação de um centro de valorização da vida em Paulo Afonso, para proporcionar acolhimento a população.

Anexo a indicação, o Vereador também enviou um Projeto de Lei, que trás diversas ações que podem ser implantadas no Município de Paulo Afonso, visando identificar potenciais vítimas e oferecer o tratamento adequado, precoce e eficaz. A ideia de que falar sobre suicídio é um problema é equivocada. Segundo o Conselho Federal de Medicina e a Associação Brasileira de Psiquiatria, “falar com alguém sobre o assunto pode aliviar a angústia e a tensão” que pensamentos depressivos e suicidas costumam trazer. Essa orientação consta na cartilha “Suicídio: informando para prevenir”, elaborada pelas duas entidades.

O Vereador Keko enfatiza que – “Para que a prevenção aconteça de fato, é necessário a união dos profissionais da área, a participação da sociedade e a colaboração dos órgãos competentes, para desenvolver políticas públicas preventivas e eficazes para que assim o cidadão de Paulo Afonso, seja beneficiado, amparado e sinta-se acolhido no nosso Município de Paulo Afonso, é o que estou buscando com essas proposições”.

Assessoria Parlamentar.

Deixe seu comentário