Secretário de Saúde esclarece que o município de Paulo Afonso, oferece toda logística para receber vacinas da Pfizer

Postado por:

Facebook
WhatsApp
ultracongeladores

O secretário de Saúde da Prefeitura de Paulo Afonso, Adonel Júnior, esteve esclarecendo a indicação do vereador Marconi Daniel de Alencar (PODEMOS), após o mesmo sugerir para a Secretaria Municipal de Saúde, a fim de que o órgão possa adquirir os freezers para o armazenamento das vacinas da Pfizer.

Segundo o parlamentar , “o  município de Paulo Afonso não apresenta nenhuma logística para poder receber e aplicar esta vacina. É necessário a manutenção em freezers especiais de -70ºC, e um preparo depois que a gente tira ela do ultracongeladores. A aplicação dela precisa de todo um cuidado. Precisamos que o município corra contra o relógio para que possamos receber essas vacinas tão importante no momento, pois vidas dependem dela”, afirmou Marconi.

“O secretário de Saúde do município, esclarece que Paulo Afonso pode receber estas doses da vacina da  Pfizer, sem nem um empecilho. “ A própria Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), após um estudo técnico sobre a temperatura das vacinas,  garante  que estas doses da Pfizer podem ficar armazenadas até cinco dias,  na temperatura dos  freezers que o município já dispõe, então o município de Paulo Afonso receberia as vacinas sem problema nem um e vacinaria a população”, explicou Adonel Júnior.

A Bahia tem 30 ultracongeladores em nove cidades pólo, com capacidade para armazenar as vacinas da Pfizer que serão enviadas pelo Ministério da Saúde a partir de 3 de maio. Os equipamentos chegam a temperaturas de até -86°C. De acordo com o secretário da Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas, 100 ultracongeladores foram licitados para armazenar as vacinas e, inicialmente, foram distribuídos 30 para as nove macrorregiões de saúde, cada um com capacidade de 368 litros.

Adonel também explicou que Paulo Afonso  não é núcleo, Paulo Afonso é uma base do estado, o nosso núcleo é juazeiro.  “Na condição de secretário, já tínhamos disponibilizado todas a estrutura  física de parte elétrica e no que fosse necessário, a nossa cidade estava preparada pleitear estes equipamentos  para acondicionar as vacinas, reiterou o secretário.

Com Informações da RBN FM 

Deixe seu comentário