Alerta aos ribeirinhos: vazão da represa de Xingó vai dobrar e chegar a 1.100m³/h

Postado por:

Facebook
WhatsApp
usina-hidreletrica-de

A vazão da represa hidroelétrica de Xingó, situada entre Piranhas (AL) e Canindé de São Francisco (SE), vai passar dos atuais 550 metros cúbicos por hora (550m³/h) para 1.100 metros cúbicos por hora (1.100m³/h) a partir desta quarta-feira, 1° de abril.

A informação foi divulgada nesta terça-feira (31) pela Companhia Hidro Elétrica do São Francisco na carta circular SOO-009/2020 e, em seguida, confirmada em áudio divulgado nas redes sociais pelo tenente-coronel Moisés de Melo, coordenador da Defesa Civil Estadual de Alagoas.

No áudio, ele alerta que moradores ribeirinhos e proprietários de estabelecimentos comerciais às margens do Rio São Francisco devem ficar atentos, pois a elevação do nível do rio pode causar prejuízos.

“Casas construídas às margens do rio podem ficar alagadas, por isso essa informação deve chegar a todos que têm estabelecimentos e moram às margens do Rio São Francisco”, destacou o coordenador da Defesa Civil.

Na carta circular, a Chesf explica que o aumento da defluência da represa de Xingó se dará em função do atingimento de 60% de armazenamento para o reservatório de Sobradinho em todos os cenários estudados.

“É fundamental chamar atenção para o fato de que a depender das condições de atendimento ao Sistema Interligado Nacional – SIN, poderá ocorrer a necessidade de aumento de geração da UHE Xingó acima dos valores supracitados. Neste sentido, evidencia-se fortemente a importância da não ocupação de áreas ribeirinhas situadas na calha principal do rio”, diz o comunicado da Chesf.

Com Informações do Correio Notícias 

Deixe seu comentário