Setembro Amarelo com foco no bem-estar e saúde mental de crianças e adolescentes

Postado por:

Facebook
WhatsApp
laço-julho-amarelo-e1561999389914-768x441

Por mais um ano, o mês de setembro, o Setembro Amarelo, foi marcado por importantes mobilizações em torno da prevenção ao suicídio. Desta vez, as estratégias para evitar as mortes autoinfligidas por jovens ganharam atenção especial no debate e entre as iniciativas. Nos últimos anos, o crescimento do número de casos desse tipo fez acender o alerta e sinalizou a importância de discutir e dar atenção especial à saúde mental de crianças e adolescentes.

Institucionalmente, a Safernet Brasil esteve envolvida em várias iniciativas voltadas para esse público. Em parceria com o Vita Alere, o CVV, o Instagram, o Facebook e a Capricho, ajudamos a realizar o Festival Amarelo, que ocorreu no dia 8 de setembro, em São Paulo. Com oficinas de artes, como ilustração, grafite e dança, painéis com influenciadores e especialistas e show do Emicida e de Majur, o evento convidou 200 alunos da rede pública e privada da cidade a contribuírem para a desestigmatização do debate sobre saúde mental e suicídio. O resultado desse encontro potente pode ser visto aqui e no Instapoesia, que reuniu oito jovens produtores de conteúdo em um comovente projeto audiovisual que traduz a mensagem de acolhimento do festival. Os oito vídeos foram publicados no Instagram dos realizadores do evento.

As ações voltadas para o público jovem também se converteram em duas cartilhas, realizadas pelo Vita Alere em parceria com a Safernet, o Google e a Unicef Brasil. Lançadas em duas versões, uma voltada para pais e educadores e outra, para adolescentes, ‘Prevenção do Suicídio na Internet’ traz informações e orientações sobre o tema de forma simples e direta, indicando como a rede pode ser usada para esse fim.

Deixe seu comentário