Durante Dia de Campo, prefeito anuncia instalação completa de poços para produtores rurais

Postado por:

Facebook
WhatsApp
thumbnail_DIA DE CAMPO 01

O prefeito Luiz de Deus anunciou durante o Dia de Campo, realizado no povoado Baixa do Boi, nesta quarta-feira (30), que a gestão municipal vai realizar a instalação completa dos poços artesianos perfurados na área rural.

O compromisso foi firmado para atender à solicitação dos moradores, uma vez que a parceria entre a Prefeitura e as comunidades estava sendo realizada com a perfuração pela gestão e o restante das necessidades, a exemplo de bomba e toda a estrutura, a cargo das associações.

“Adquirimos a perfuratriz e conseguimos perfurar 70 poços, porém os moradores do campo me procuraram e disseram que estavam com dificuldade em obter o financiamento com os bancos para finalizar a instalação. Diante dessa questão, tomamos a decisão de fazer o serviço completo. Espero que cuidem com carinho e usem para a ampliação das atividades de vocês”, anunciou o gestor.

O Dia de Campo, realizado pela Secretaria de Agricultura e Aquicultura, ofertou capacitações para os produtores rurais em diversas áreas. “Criamos o Programa Campo Forte para que o produtor rural fosse fortalecido com ações efetivas e assim complementar o que já vem sendo desenvolvido no município. Hoje estamos aqui para ofertar capacitação e aprendizagem para esse publico, sendo mais uma ferramenta para a melhoria da produção”, afirma o secretário Jandirson Campos Torres.

O objetivo principal da atividade é contribuir com a melhoria da vida do homem do campo, através de ações que fortaleçam a produção da agricultura familiar. “A Prefeitura nos oferta um suporte essencial e com ele, conseguimos dobrar nossa produção de leite. Sou muito grato por tudo”, afirma o produtor Paulo do queijo.

As oficinas capacitaram cerca de 250 pessoas nas áreas de fruticultura, horticultura, piscicultura, bovinocultura leiteira e carcinicultura. “Esse é um dia de celebração e para mostrar ao público o que está sendo desenvolvido para o homem do campo”, ressalta o subsecretário Alvânio Santana.

Os temas giraram em torno da palma forrageira, gestão de empreendimento no agronegócio focado no processamento do leite, reprodução de vacas leiteiras, forragem para produção de leite, cultivo do camarão gigante da Malásia com aproveitamento de água de poço artesiano, cultivo de tilápia em água com aproveitamento de água de poço artesiano, horticultura e tubérculos e frutricultura.

Na oportunidade, ocorreu o lançamento dos Programas de Assistência Técnica e Extensão Rural, do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), e Ater, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), que conta com convênio da Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf). As Universidades do Estado da Bahia (Uneb) e Federal de Alagoas (Ufal) enviaram alunos nas áreas abordadas nas temáticas para participarem do Dia de Campo.

Dentro do Campo Forte, já foram entregues mais de 3 milhões de raquetes de palma forrageira resistente à praga colchonilha do carmim. Durante todo o ano, os produtores recebem assistência técnica especializada. Alex Menezes é produtor do Sítio do Tará e enfatizou que, com a capacitação ofertada pela administração municipal, de 120 litros de leite produzidos por dia, passou para 320. “Estava desestimulado e com o apoio da Prefeitura, consegui encontrar um caminho para o fortalecimento da minha produção”, enfatiza.

O ex-prefeito Paulo de Deus também esteve presente ao evento e falou sobre a alegria de voltar à comunidade. “Contemplar projetos dessa natureza é de muita felicidade. O agronegócio tem crescido bastante e eu parabenizo meu irmão Luiz pela atitude de investir nesta área de grande importância para a economia”, aborda.

O evento também contou com a participação de vereadores e representantes das áreas civil, militar, lideranças e presidentes de associações rurais.

Deixe seu comentário