PM de Paulo Afonso cumpre mandados de prisão temporária e de busca e apreensão no Município de Abaré

Postado por:

Facebook
WhatsApp
collage

Nesta quinta-feira (03/10/2019, três equipes da Polícia Militar do 20º Batalhão de Polícia Paulo Afonso (BPM) cumprem mandados de prisão temporária e de busca e apreensão na Operação “Queima de Arquivo”.

A investigação foi iniciada pela Polícia Civil de Abaré, através do Delegado de Polícia Civil Marco Antônio, e resultou na expedição de medidas cautelares de prisões temporárias e de ordem de busca e apreensão determinada pelo Juiz de Direito da Comarca, Dr. Cláudio Santos Pantoja Sobrinho, a pedido do Promotor de Justiça da Comarca de Chorrochó-BA, Dr. Leonardo de Almeida Bitencourt.

A Operação teve como alvo o ex-Prefeito da Cidade de Abaré, Sr. Delísio Oliveira da Silva e o Sr. José Ponfílio dos Santos Filho, vulgo “Baiano” acusados do mando e execução do homicídio de Glauciano Sátiro da Silva, conhecido como “Silas”, vítima de homicídio em dezembro de 2008, em um Assentamento na cidade de Abaré-BA.

Na ação foram cumpridos 04 mandados de busca e apreensão e 02 mandados de prisão temporária em desfavor do ex-prefeito de Abaré-BA, Sr. Delísio Oliveira da Silva e de José Ponfílio dos Santos Filho, vulgo “Baiano”.

Nesse momento os mandados de prisão temporária e de busca e apreensão, requeridos pelo Ministério Público da Bahia (MPBA) e deferidos pela Vara Crime de Chorrochó, estão sendo cumpridos no município de Abaré-BA.

A Operação “Queima de Arquivo” foi desencadeada após diligências determinadas pelo Órgão do MP-BA que evidenciou que a vítima “Silas” foi assassinada no ano de 2008, porque prestou um depoimento na Promotoria de Justiça Eleitoral de Chorrochó relativo à compra de votos e abuso de poder econômico contra o então prefeito, Delísio Oliveira da Silva. Segundo a investigação, a vítima “Silas” foi assassinado porque prestaria um novo depoimento desta vez junto à Justiça Eleitoral de Chorrochó, em processo de cassação de mandato do investigado Delísio, porém, dias antes, foi morto, impedindo assim, a sua oitiva em Juízo que poderia resultar na cassação do mandado do prefeito Delísio, então reeleito.

Essa é a quarta Operação realizada este ano pelas Autoridades acima citadas na Comarca de Chorrochó-BA, que é integrada pelos Municípios de Abaré, Chorrochó, Macucuré e Rodelas.

A primeira Operação denominada “Justiça no Sertão”, realizada na Sede do Município de Chorrochó-BA, resultou na prisão preventiva de pelo menos seis pessoas e objetivou o combate aos crimes de tráfico de drogas, pistolagem e homicídios na região.

A segunda Operação denominada “Navalha na Carne” cumpriu mandados de busca e apreensão e resultou na prisão de quatro Policiais Militares lotados no 20º BPM de Paulo Afonso e na cidade de Abaré-BA.

A terceira Operação realizada na Comarca ficou conhecida como “Câmara Limpa” e teve como alvo combater fraudes em licitação na Câmara Municipal de Abaré-BA, resultando na Prisão de Advogados, do Presidente da Comissão de Licitação, bem como na fuga do então Presidente da Câmara, Adiel Paiva.

A operação de hoje, contra um ex-prefeito, que já exerceu grande influência política e econômica na Região de Abaré-BA, evidencia que a “Justiça tarda, mas não falha”, notadamente, quando envolve autoridades comprometidas com o ideal de justiça.

Segundo fontes, o alvo principal da Operação de hoje é Delísio Oliveira da Silva. Ele responde e respondeu a dezenas de processos nas Justiças Estadual, Justiça Federal e Justiça Eleitoral, incluindo processos e procedimentos de improbidade administrativa, inúmeros processos criminais e procedimentos extrajudiciais junto ao Ministério Público Estadual e ao Ministério Público Federal, mas essa é a primeira vez em que foi expedido mandado de prisão contra ele e de busca e apreensão em imóveis de sua propriedade.

Delísio Oliveira da Silva, conhecido como “Delísio” e José Ponfílio dos Santos Filho, conhecido como “Baiano” são considerados foragidos da Justiça nesse momento, sendo procurados pela Polícia Civil e Polícia Militar da Região.

Deixe seu comentário