Retrospectiva: Conheça um pouco da história da Copa Vela em Paulo Afonso

Postado por:

Facebook
WhatsApp
03 COPA VELA

A Copa Vela, maior festa de rua da região, completa 30 anos. Em 1989, quando foi idealizada no primeiro mandato do prefeito Luiz de Deus, o destaque era para as competições náuticas na Prainha, que naquele mandato também recebeu atenção especial, com a requalificação e urbanização do local.

No balneário, as pranchas e velas atraíam mais admiradores a cada edição, quando começaram a surgir os primeiros blocos. Com o passar dos anos a festa cresceu, transformando-se em micareta, com os blocos desfilando na Avenida Apolônio Sales e, posteriormente, dando espaço para o modelo de festival de música. Este, consolidado a cada edição com bandas de projeção nacional e os artistas da terra.

Para o prefeito Luiz de Deus, estar ocupando o cargo de prefeito quando o evento celebra três décadas é um grande presente. “Quando pensamos na Copa Vela, em 1989, queríamos movimentar a Prainha, um local muito bonito, às margens do Rio São Francisco, que dava certo para a prática do esporte à vela. Aquilo foi um sucesso muito grande e até hoje podemos confirmar isso porque é a maior festa de rua da região. Sinto-me muito feliz em poder estar de novo como prefeito celebrando 30 anos de um evento que ajudei a idealizar e realizar”, diz o prefeito.

No palco montado pela Prefeitura já passaram dezenas de atrações que sacudiram milhares de foliões. O estilo musical variado vai desde o rock ao axé, do pagode ao reggae, da sofrência ao romântico, reunindo: Charlie Brown Júnior, Skank, Jota Quest, Lulu Santos, Biquíni Cavadão, Cidade Negra, Asa de Águia, Paralamas do Sucesso, Frejat, Aline Rosa, Ivete Sangalo, Anitta, Edson Gomes, Luiz Caldas, Armandinho, Saia Rodada, Pitty, Chiclete com Banana, Nando Reis, Baiana System, Psirico, Léo Santana, Cláudia Leite, Luan Santana, Capital Inicial, É o Tchan, Pagodart, Harmonia, Gabriel Diniz, Deivinho Novaes, Dilsinho, Wesley Safadão, Jonas Esticado, Legião Urbana, Titãs e muitos outros.

As bandas locais também fazem parte da festa desde quando foi criada. O cantor Jailson Baiano é um dos que participa do evento desde 1989. “Tive a honra de estar na primeira Copa Vela, em 1989, com o prefeito Luiz de Deus. Participei de outras edições e agora chegamos aos 30 anos. Cada vez que subo no trio ou no palco sinto uma grande emoção porque nada se compara a cantar na nossa terra, pra nossa gente. Que eu possa estar junto dessa festa linda por mais 30 anos”, diz o cantor.

Com uma grande estrutura montada na Avenida Apolônio Sales, a Copa Vela 2019 será realizada de 6 a 8 de setembro. A partir de sexta-feira (6), a programação começa a sacudir o público, com atrações para todos os gostos.

Deixe seu comentário