Deputado estadual e prefeito de Itabaiana tem mandato cassado pelo TRE-SE

Postado por:

Facebook
WhatsApp
Talysson-de-Valmir-Talysson-Valmir-de-Francisquinho

O deputado estadual Talysson Barbosa Costa, o Talysson de Valmir (PR), e o prefeito de Itabaiana Valmir de Francisquinho (PR) foram condenados por abuso de poder e uso da máquina administrativa da Prefeitura de Itabaiana nas Eleições 2018.

A decisão foi tomada nesta quinta-feira (15), pelo placar de 5 a 2, no Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE). Ainda cabe recurso.

Talysson de Valmir foi condenado à perda do mandato de deputado estadual e a inelegibilidade por oito anos. Enquanto Valmir dos Santos Costa, recebeu a pena de inelegibilidade por oito anos. No julgamento, outras três pessoas suspeitas de participação foram absolvidas.

Segundo a investigação do Ministério Público Eleitoral, Talysson foi beneficiado pela vinculação da cor, dos símbolos e dos slogans de sua campanha com a publicidade institucional e com atos de governo do município de Itabaiana.

Durante a investigação da Procuradoria Regional Eleitoral (PRE), foi observado que vários atos administrativos da prefeitura municipal foram usados para campanha eleitoral.

Ainda segundo a ação, os abusos na propaganda eleitoral se acumularam na campanha de Talysson de Valmir. Ele foi processado mais de 20 vezes, em ações nas quais o Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE/SE) condenou o candidato pela reincidência de irregularidades na afixação de adesivos, de placas em vias públicas, uso de bandeiras, uso de carro de som, colocação de faixas e utilização de paredões de som em volume acima do máximo permitido.

A defesa deles informou que vai recorrer da decisão e que ela não tem efeito imediato para o afastamento dos cargos, já que a situação ainda pode ser analisada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Fonte G1

Deixe seu comentário