Centenas de mulheres são atendidas em segunda etapa do Serviço de Mamografia no BTN

Postado por:

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
thumbnail_RASTREAMENTO CÂNCER DE MAMA 03

Cerca de 270 mulheres assistidas pela rede municipal de saúde estão passando pela segunda etapa do Serviço de Rastreamento de Mamografia. A ação é em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde que, no mês de abril, esteve com a carreta móvel no município e atendeu mais de 1.500 mulheres da região.

Os exames foram realizados com mulheres de 50 a 69 anos, que não fizeram mamografia nos últimos 12 meses, ou nunca fizeram o procedimento. “Essa etapa consta de uma avaliação mais detalhada da mamografia que essas mulheres fizeram na carreta. As que foram convocadas para essa etapa estão passam por um mastologista e exame de ultrassonografia. Dessa forma, vai se ter o diagnóstico preciso”, afirma a coordenadora do Programa de Rastreamento do Câncer de Mama, Jane Araújo.

Ela explica que, caso os exames desta etapa apresentem alteração, as mulheres serão encaminhadas para novos procedimentos. “É onde entra a parte da biópsia. Ela vai diagnosticar com precisão e em até 30 dias, essas mulheres recebem o resultado”, acrescenta.

Especialistas apontam que as chances de cura aumentam quando a mulher descobre a incidência da doença no início, o que é alcançado por meio de exames periódicos, como a mamografia. Essa radiografia da mama é imprescindível para um diagnóstico preciso.

Deixe seu comentário