Após regularização, ônibus escolares doados pelo Governo Federal estarão aptos para circularem em Paulo Afonso

Postado por:

Facebook
WhatsApp
foto1-30

Alunos da rede municipal de ensino contarão em breve com mais cinco novos ônibus escolares para o transporte. Os veículos, que chegaram em Paulo Afonso no começo do ano, foram adquiridos por meio do Programa Caminho da Escola para atender às necessidades da Secretaria Municipal de Educação.

Os cinco veículos estão estacionados no pátio do Parque de Exposições e transmites burocráticos na documentação são necessários para que os amarelinhos possam circular de forma regular no município ,“Estamos planejando, junto com a equipe de transporte, as áreas que esses veículos irão atuar”, explicou a secretária de Educação, Elza Brito. Os veículos são adaptados para o transporte de cadeirantes.

O que é?

O Programa Caminho da Escola foi criado em 2007 com o objetivo de renovar a frota de veículos escolares, garantir segurança e qualidade ao transporte dos estudantes e contribuir para a redução da evasão escolar, ampliando, por meio do transporte diário, o acesso e a permanência na escola dos estudantes matriculados na educação básica da zona rural das redes estaduais e municipais. O programa também visa à padronização dos veículos de transporte escolar, à redução dos preços dos veículos e ao aumento da transparência nessas aquisições.

O governo federal, por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE e em parceria com o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia – Inmetro, oferece veículos com especificações exclusivas, próprias para o transporte de estudantes, e adequado às condições de trafegabilidade das vias das zonas rural e urbana brasileira.

O Programa consiste na aquisição, por meio de pregão eletrônico para registro de preços realizado pelo FNDE, de veículos padronizados para o transporte escolar. Existem três formas para estados e municípios participarem do Caminho da Escola: com recursos próprios, bastando aderir ao pregão; via convênio firmado com o FNDE; ou por meio de financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que disponibiliza linha de crédito especial para a aquisição de ônibus zero quilômetro e de embarcações novas.

Com Informações da RBN FM

Deixe seu comentário