Eleições 2018: Rui Costa permanece líder em nova pesquisa

Postado por:

Facebook
WhatsApp
59a921049127e_Rui_Mateus Pereira_GOVBA

O governador e candidato à reeleição Rui Costa (PT) não só manteve a liderança na nova pesquisa Ibope divulgada ontem como também cresceu nas intenções de voto. Segundo o instituto, o petista baiano cresceu 10% na comparação com o levantamento do dia 22 de agosto. Se a eleição fosse hoje, de acordo com o Ibope, o chefe do Palácio de Ondina teria 60% dos sufrágios contra 7% de José Ronaldo (DEM), que na primeira consulta tinha 8%. O candidato do PRTB, João Henrique, também teve uma queda. Em agosto, ele tinha 3% e agora tem 2%. Do PSOL, Marcos Mendes caiu de 2% para 1%. Já os postulantes João Santana (MDB), Célia Sacramento (Rede) e Orlando Andrade (PCO) permaneceram com 1%.

A pesquisa, que foi realizada entre os dias 15 a 17 de setembro, aponta ainda a redução do número de votos brancos e nulos de 22% para 17%. Já não sabe ou não respondeu de 12% para 10%. O levantamento foi encomendado pela TV Bahia e ouviu 1.008 eleitores entre 15 a 17 de setembro. A margem de erro é de 3% e o nível de confiança utilizado é de 95%. Presidente do PT na Bahia, Everaldo Anunciação, comemorou o resultado. “[O resultado] é o que a gente já vinha monitorando nas caravanas que Rui tem feito pelo Estado. É fruto de um trabalho que ele vem executando com competência, com um olhar para todo o Estado. E com políticas que olham as pessoas. Do ponto de vista político, é fruto da unidade que ele conseguiu manter junto de [Jaques] Wagner e os demais partidos”, disse.

Já o presidente do DEM no estado, o deputado federal José Carlos Aleluia, disse que vai à Justiça Eleitoral contra o Ibope. Segundo ele, números de pesquisas internas realizadas pelo partido são completamente divergentes do instituto, “que vem errando historicamente nas avaliações realizadas no estado da Bahia”. “Estamos vendo a insatisfação nos olhos da população em todos os municípios por onde passamos. Por isso, é muito estranho esse resultado”, pontuou.

Deixe seu comentário