Projeto cria fundo para combater a seca no Nordeste

Projeto cria fundo para combater a seca no Nordeste
Janeiro 09 20:11 2018 Imprimir Este Artigo

Os recursos serão para construção de reservatórios de água, sistemas de captação de água e criação de adutoras

Projeto cria fundo para combater a seca no Nordeste

Os recursos serão destinados à construção de reservatórios de água, sistemas de captação de água e criação de adutoras

A Câmara analisa proposta que cria o Fundo de Atendimento às Situações de Emergência e de Calamidade Pública Decorrentes de Secas (Fasec), para enfrentamento dos efeitos das estiagens no Nordeste. O texto, já aprovado pelo Senado Federal (PL 8894/17), é de autoria do senador José Agripino (DEM-RN).

Pela proposta, o Fasec deverá ser criado pelo governo federal e gerido por um conselho deliberativo com apoio técnico e administrativo do órgão que executa a Política Nacional de Defesa Civil. Esse conselho deliberativo terá também representantes do Senado, da Câmara dos Deputados, dos estados e municípios da região.

A ideia é que o Fasec seja um fundo de natureza contábil, com prazo indeterminado de duração, com aplicações de recursos sob as formas de apoio a fundo perdido ou empréstimos reembolsáveis. Será constituído com recursos do Tesouro Nacional, doações, legados, subvenções e auxílios de entidades de qualquer natureza, inclusive de organismos internacionais, além da reversão de saldos anuais não aplicados e outras fontes de receitas.

Ainda pela proposta, os recursos do Fasec não poderão ser utilizados para despesas de manutenção administrativa do órgão gestor ou entidade da administração pública, permitida somente a aquisição ou locação de equipamentos e bens necessários ao atendimento das situações de emergência e calamidade pública decorrentes de secas.

Com informações da Agência Senado

  Categorias:
Ver mais artigos

Sobre Artigos do Autor

Redação
Redação

Ver Mais Artigos
Escreva um comentário

0 comentários

Ainda não há comentários!

Você pode ser o único a iniciar uma conversa.

ADICIONE UM COMENTÁRIO

Os seus dados serão seguros! Seu endereço de email não será publicado. Outros dados que você inseriu não serão compartilhados com terceiros.
Todos os campos são necessários.